A realização de diversos cursos de capacitação promovidos pela SAM movimentou a região nesses últimos meses. Os moradores locais tiveram a oportunidade de participar dos cursos de ajudante de pedreiro e de auxiliar administrativo que aconteceram no Vale das Cancelas, em Grão Mogol e nas sedes das cidades de Fruta de Leite e Josenópolis.

Como resultado de uma parceria com a FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), os cursos atenderam pessoas com as mais diversas idades e graus de escolaridades. O interesse dos jovens pelo curso de auxiliar administrativo mostrou a expectativa por um futuro com mais oportunidades. Já o curso de pedreiro atraiu a atenção daqueles mais experientes que já utilizam a profissão como fonte de renda e que viram na capacitação uma forma de se especializar.

Os cursos ainda não integram o futuro programa de capacitação de mão de obra para a instalação do projeto Bloco 8. Eles são direcionados ao benefício da comunidade e também tem previsão de serem realizados em outros municípios de atuação da SAM.