Envie-nos uma mensagem

contato@sammetais.com.br

A SAM quer ouvir você.

Planos Diretores municipais serão iniciados

Planos Diretores municipais serão iniciados

Uma reunião entre o Prefeito Hamilton Nascimento, os representantes da SAM e da Fundação Israel Pinheiro marcou o início do processo de estruturação do plano diretor municipal das 04 cidades envolvidas diretamente com o Projeto Bloco 8, no norte de Minas.

O apoio da SAM às prefeituras na estruturação de seus planos diretores já era considerado no licenciamento ambiental do Projeto Bloco 8 e tinha previsão para ocorrer apenas após a obtenção de suas licenças ambientais. Porém, por considerar a importância do planejamento prévio da reestruturação dos municípios, a SAM firmou parceria com as prefeituras para já dar início ao processo de seus planos diretores desde agora.

A reunião preliminar aconteceu no último dia 09 de outubro de 2019 e teve a participação do Prefeito de Grão Mogol, um dos municípios que terá o seu planejamento territorial consolidado. As cidades de Padre Carvalho, Fruta de Leite e Josenópolis também desenvolverão nos próximos meses as etapas relacionadas à estruturação de seu plano diretor que deve ser participativo, conduzido pelas administrações públicas e precisará contar com o envolvimento de toda sociedade local para ser bem-sucedido.

A etapa atual é de identificação das instituições e de recebimento das propostas técnicas. Empresas e fundações reconhecidamente experientes na atividade participam do processo de seleção.

Após essa fase, os trabalhos serão iniciados seguindo as melhores metodologias para criação dos grupos de acompanhamento dos trabalhos e para o desenvolvimento do Plano Diretor e de suas leis complementares. Nesse sentido, o distrito grão-mogolense do Vale das Cancelas, localidade mais próxima da futura áreas de operação da SAM, terá destaque em seu planejamento territorial.

Para a SAM esse é um grande e importante passo na construção conjunta de um futuro promissor para a região onde atua.